Atividades sobre pronomes

1) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes: 

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza.
Bianca e Debora são muito bonitas. 

 

b) Hoje Gabriel ficou de castigo.
Gabriel está muito teimoso. 

 

c) Beatriz foi passar as férias na praia.
Beatriz adora ir pra lá. 

 

d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria.
Eu e meu irmão adoramos sorvete. 

 
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol.
Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte. 

 

2) Complete as frases usando os pronomes comigo, contigo, e consigo. 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai . ......

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá . .......

c) O professor saiu da sala. Ele levou as provas dos alunos. .......



1 comentários:

Vida Selvagem disse...

nao gostei,
muito bobo

Postar um comentário